Mal começamos a explorar todo o potencial do PlayStation 5, e já estamos ansiosos pela chegada do PlayStation 6. Contudo, será que devemos estar tão entusiasmados assim? De acordo com um vazador, a resposta é um retumbante não.
Na semana passada, a Sony confirmou que o PlayStation 5 está na “fase final” de sua vida útil, uma notícia que surpreendeu a todos, considerando o pouco que vimos do console. Isso gerou preocupações sobre o quão rapidamente tanto a Sony quanto a Microsoft estão olhando para o futuro, levantando debates sobre se é cedo demais para pensar na próxima geração.
O custo da inovação: Preços estratosféricos ou ganhos mínimos?
Ao que parece, é cedo demais, pelo menos para nossas carteiras. Segundo o conhecido vazador Kelper, o PlayStation 6 e o novo Xbox serão extremamente caros – ou oferecerão apenas ganhos de desempenho mínimos. Nenhuma das opções parece atrativa.
Os jogadores debatem sobre qual cenário é mais provável, com alguns acreditando que serão os pequenos ganhos de desempenho que se destacarão, em vez de um preço mais elevado. “Acredito que ganhos menores de desempenho em consoles fazem mais sentido”, diz um jogador.
Ele continua, “O PS5 era bastante poderoso, mas os jogos não estão rodando melhor, pois os desenvolvedores desperdiçam todo o desempenho adicional se não forem obrigados a otimizar, o que prejudica não apenas o mercado de consoles, mas também os PCs.”
Quanto a um preço mais alto, outro jogador aponta que se os preços dos consoles continuarem subindo, os “PCs se tornarão mais populares”. Para a maioria das pessoas, os PCs de jogos são vistos como um luxo extravagante, algo que poucos estão dispostos (ou podem) desembolsar. Agora, imagine se esses mesmos PCs acabarem sendo mais baratos do que os consoles?
O silêncio das gigantes
Obviamente, nem a Sony nem a Microsoft comentaram sobre essa especulação de preços, e é improvável que o façam tão cedo. Contudo, é lógico supor que, com os lucros aparentemente mais difíceis de crescer através do PS5, a Sony buscará outras maneiras de melhorar suas margens de lucro.
Em um mundo onde a próxima geração pode custar um preço exorbitante, os jogadores aguardam ansiosamente por mais informações, enquanto as gigantes do console mantêm-se em silêncio sobre o que o futuro reserva para nossas carteiras.