A Sony continua a trazer os seus jogos para o PC, o que parece ser uma estratégia que tem dado frutos nos últimos meses. O Homem-Aranha da Marvel, Miles Morales, foi lançado na última sexta-feira (18 de dezembro), talvez marcando o “lançamento” do ano com mais uma grande estreia do PS Studios na plataforma.
A Nixxes Software, desenvolvedora adquirida pela Sony para atualizar essas portas, assumiu a liderança novamente. Ele fez um trabalho melhor desta vez em comparação com Marvel’s Spider-Man Remastered – que chegou ao PC em agosto com pequenos problemas de desempenho, conforme observado em uma análise do MeuPS.
Sendo um dos títulos “inovadores” da próxima geração de consoles, Marvel’s Spider-Man Miles Morales foi lançado em novembro de 2020 e foi um dos títulos mais fortes do PS5 na época. Se “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, a aventura deve provar seu valor mais uma vez – desta vez no PC.
Lembre-se de que, como nos casos anteriores, a classificação é baseada na classificação da porta – portanto, não espere ficar impressionado com a história, a mecânica do jogo e outros aspectos.
O que já era bom ficou “espetacular”
Ambos os jogos online da Insomniac Games são mundos abertos ambientados na ricamente detalhada cidade de Nova York. É por isso que não é fácil otimizar tanta informação sem deixar um ou dois detalhes despercebidos. Felizmente, o Homem-Aranha Miles Morales da Marvel no PC causa uma impressão positiva com alguns soluços.
Embora existam raras ocasiões em que certas texturas apresentam problemas (quase imperceptíveis na maioria dos casos), a Nixxes Software provou ser um estúdio PlayStation e fez um ótimo trabalho com a porta. Ele supera (em muito) o que Marvel’s Spider-Man Remastered fez, principalmente devido à consistência de otimização e desempenho.
A máquina usada para analisar o Homem-Aranha da Marvel Miles Morales no PC foi suficiente para acompanhar o herói em sua jornada na configuração “Great Ray Tracing”: RTX 2070 Super, processador AMD Ryzen 9 3900X, 16 GB de RAM e SSD M.2 NVMe .
A propósito, as especificações do Marvel’s Spider-Man Miles Morales para PC são muito semelhantes ao jogo base. Confira abaixo o hardware necessário para executá-lo em diversas configurações:
Jogabilidade suave com uma taxa de quadros muito consistente
Para ficar bem na nova plataforma, você precisa adaptar o jogo às configurações da sua máquina. Felizmente, além de fazer você mesmo, ele também possui várias opções de personalização para atender às suas necessidades, incluindo modos de qualidade, desempenho e muito mais.
DLSS, a tecnologia de upscaling de imagem da NVIDIA que melhora a resolução sem exigir processamento significativo da GPU, provou mais uma vez ser um recurso obrigatório no PC. Graças a ele, computadores mais fracos conseguem uma boa qualidade no jogo.

Nas máquinas usadas na análise, o modo balanceado do DLSS foi a melhor escolha – como sempre. Na aventura de Marvel’s Spider-Man Miles Morales em Nova York, foi possível obter resolução QuadHD (2560 x 1440, 2K tradicional) com uma taxa de quadros média de 70/90 FPS. É melhor que o PS5 rodando a 60 FPS, embora a resolução não seja 4K por falta de um monitor capaz disso.
O modo de desempenho máximo também está disponível, mas apenas se você estiver disposto a sacrificar um pouco da qualidade da imagem pelo aumento de 10/15 FPS – afinal, não vale a pena.
As taxas de quadros neste modo não são a única coisa a admirar na porta Miles Morales do Homem-Aranha da Marvel. Além disso, desenhar distâncias, até que ponto os objetos são renderizados na tela, bem como texturas, sombras e outros elementos são, em sua maioria, bem otimizados. Esta é uma experiência verdadeiramente indispensável.

No entanto, há uma ressalva que não é um teste real: o diálogo muda um pouco quando o traçado de raios é ativado. Falhas e problemas com certas texturas, mesmo em configurações médias.
Não dá para tirar muitas conclusões porque a GPU usada aqui é uma RTX 2070 Super – ela até suporta isso, mas de forma limitada que não combina com as placas da série 30, por exemplo. Por esse motivo, a revisão não se concentrou na funcionalidade.
Mouse e teclado são consumíveis
Assim como no remake do Homem-Aranha da Marvel, usar mouse e teclado não é uma boa ideia aqui. Este é um jogo com muitos comandos. Calibrar sua memória muscular para lembrá-los pode demorar um pouco – e acabar frustrando você no processo.

Portanto, opte por um controlador compatível com Steam no Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC – e se for DualSense, melhor ainda, já que o Nixxes Sofware também inclui suporte para os controladores de última geração da Sony.
Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC: vale a pena?
Marvel’s Spider-Man Miles Morales para PC é uma experiência obrigatória para os jogadores, especialmente se você já se aventurou com Peter Parker antes – e quer mais. Se você já jogou no PS5, não há muitas novidades que justifiquem o novo jogo.
Terceiro jogo de PC mais popular da Sony em 2022, o porto de aventura atraiu mais de 13.500 jogadores em seu primeiro fim de semana – um número impressionante que consolida o bom momento da gigante japonesa na plataforma. Sem falar na sua aceitação no Metacritic, onde atualmente tem uma pontuação média de 88.
Créditos: MEUPS